Quero ficar rico, por Rafael Seabra

Título: Quero ficar rico: tudo que você precisa saber sobre dinheiro em 60 minutos
Autora: Rafael Seabra
Editora: Gente
Edição: 1º
Ano: 2016
Páginas: 144

Sucesso financeiro é para todos

Educador financeiro lança livro que ensina a pensar como bom investidor e prova que dinheiro compra, sim, felicidade.

Após nove anos, mantendo o blog Quero Ficar Rico (queroficarrico.com), que nasceu de ideia despretensiosa de trocar informações sobre investimento, o educador financeiro, Rafael Seabra lança o primeiro livro, no qual compartilha toda sua experiência acumulada ao longo desses anos com quem quer aprender a investir e usar o dinheiro de forma mais consciente.

O livro que leva o nome do blog é uma publicação da Editora Gente e tem lançamento dia 27 de setembro, em Recife (PE) – Livraria Cultura Paço Alfândega; dia 28 de setembro, em São Paulo (SP) – Livraria Cultura do Shopping Iguatemi; e dia 29 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ) – Livraria Saraiva do Shopping Rio Sul, sempre às 19 horas.

A obra está organizada como um guia, dividida em sete capítulos, nos quais Seabra desmistifica questões relacionadas a dinheiro ser solução para problemas financeiros e de que desejar ser rico é um desejo pouco altruísta.

O educador fala sobre algumas crenças que limitam o sucesso financeiro, baseado em estudos da economia comportamental, que demonstram como as pessoas tendem a tomar decisões financeiras ruins, principalmente quando estão sob pressão e como é possível superar esses problemas criando uma mentalidade para o enriquecimento.

No livro, Rafael Seabra chama a atenção para a necessidade de criar novos hábitos financeiros que estejam aliados aos  conceitos de disciplina, equilíbrio e mudança no padrão de vida. Além disso, ensina como organizar as finanças, passando pelos estágios de definir metas, elaborar orçamento pessoal ou familiar, controlar as dívidas e manter um fundo de emergências.

O livro também traz dicas sobre como colocar essa nova mentalidade financeira em prática. “A pessoa que estiver disposta a encarar essa mudança passará pelo mesmo processo de alguém muito sedentário que decide mudar de vida: disciplina e equilíbrio para atingir um novo padrão de vida”, explica o especialista.

Seabra foca no diálogo sobre o quanto o dinheiro é valioso no sentido de proporcionar liberdade, saúde e relacionamentos, para finalizar com a máxima do livro, que é possível comprar felicidade, dependendo de qual é o seu conceito de felicidade.

Está feito o convite, abandone suas dúvidas e medos, para embarcar nessa jornada em direção a uma vida livre de problemas causados por dinheiro. Acredite, é possível!

Sobre o autor: Rafael Seabra é fundador do renomado blog sobre educação financeira Quero Ficar Rico e autor do e-book Como Investir Dinheiro. Formado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco e com um MBA em Finanças pelo Ibmec, foi nomeado um dos melhores educadores financeiros do Brasil. Com mais de 400 mil acessos mensais, seu blog foi indicado pelo site The Brazil Business como um dos mais influentes blogs financeiros brasileiros. Mais de 10 mil alunos já se beneficiaram com seus ensinamentos sobre investimento e educação financeira, e os resultados de suas técnicas são quase imediatos. Rafael Seabra abandonou seu emprego estável para se dedicar ao blog e à paixão por finanças, e por meio de planejamentos financeiros e investimentos inteligentes alcançou a tão desejada liberdade financeira. Hoje, dedica-se em tempo integral a ensinar seus métodos para aqueles que desejam conquistar essa mesma liberdade.

O que eu achei deste livro:

Esse livro oferece uma promessa difícil de ser cumprida já no subtítulo “tudo que você precisa saber sobre dinheiro em 60 minutos”. Quais as reais chances de alguém te ensinar TUDO que precisamos saber sobre dinheiro em apenas 1 hora? Eu acho muito difícil. Impossível, até. E não me enganei, o livro não consegue essa façanha. O que ele faz é explicar conceitos e promover reflexão sobre a forma como nos relacionamos com dinheiro, nossas crenças limitantes, sobre organização básica para finanças pessoais, e muita, muita dica de boteco. Aquelas que a gente troca em conversas informais e ninguém coloca em prática.

A vantagem é que realmente a leitura do livro não ultrapassa uma hora (eu levei quase meia hora para terminar ele). Mas os conceitos superficiais me levaram a conclusão de que assistir alguns canais de educação financeira como o Me Poupe! da Natalia Arcuri, a Flávia Calini, o Primo Rico do Thiago Nigro ou o Gustavo Cerbasi são mais eficientes pra quem quer realmente estudar finanças pessoais, melhorar seu controle, começar a poupar (tanto para emergências como para investimentos e/ou atingir metas).

Resumindo, eu somente recomendaria esse livro para iniciantes, pessoas que estão realmente começando a pensar em finanças pessoais, que não tem nenhuma ideia de como utilizar o seu dinheiro, como dividir o salário, proporções que costumam dar certo (mas com o tempo aprendemos que essas proporções podem mudar conforme estilo de vida de cada pessoa), como amortizar dívidas, etc.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s