Quando você estiver pronto…

Folha

Foto de June Alves.
https://capitalrosa.com/

Sabe aqueles dias em que você tá pensando aleatoriamente e não necessariamente quer chegar a uma conclusão? Taí uma das muitas vezes que escrevo sem rumo…

É comum ouvir ditados que se relacionam à ideia de que quando estamos prontos as coisas acontecem. E esses ditados sempre me fazem lembrar daqueles mestres sábios de filmes/desenhos/histórias que não são dotados da capacidade de falar o óbvio. Eles falam frases de efeito (que eu SEI que eles passam noites em claro planejando e dias rezando para que alguém lhes faça uma pergunta em que eles apresentem essa frase genérica de efeito). E essas frases de efeito genéricas são uma praga, por que é meio apocaliptico. Você ouve a frase e ela fica martelando na sua cabeça, com seu cérebro fazendo conexões mortais para tentar compreender. Então algo acontece e uma lâmpada se acende e você ilumina-se (leia-se: entende que raios queria dizer a frase de efeito genérico).

O problema com essa falta de lógica toda é que aquela frase de efeito genérico que parece ter sido uma iluminação divina enviada especialmente para você se aplica um milhão de outras situações que acontecem com você e um monte de outras pessoas. Tá, isso não é necessariamente um problema. Na realidade isso só me incomoda. De verdade! Acompanha o raciocínio: essas frases são receita de bolo prontas. Por alguma razão a gente fica meio fissurado. Muda o sabor do bolo aqui e ali, mas a base da receita é sempre a mesma. Não que eu tenha algo contra um bolo bem feito. Aliás eu adoro bolinhos de todos os tipos.  Mas a receita nos deixa com medo de tentar. Afinal por que ousar no desconhecido se eu já tenho a receita certa? Basta mudar uma coisinha ou outra que pronto, mega inovei. O que também não é necessariamente um problema.

Mas o que tenho observado é que essas frases ficam ali circulando na mente, travando. E quando você resolve dar um passo em uma direção diferente a frase inocentemente vira uma gigante placa de neon distraindo nossa concentração do objetivo inicial. E você fica com o pé pendurado no meio do caminho. Mas é como dizem: “Quando você estiver pronto…”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s