Palestrar

Falar em público não é algo fácil de ser feito.

Os anos passam, e o frio na barriga continua. O nervoso não cede.

O medo de dar branco, trocar falas, nomes, etc, é rotineiro. E nesse caso a rotina não te torna mais calmo, ao contrário. A pressão aumenta proporcionalmente, afinal você passa a ser “experiente”.

Minha experiência como palestrante (incluo aqui os anos de apresentações escolares) sempre foi muito positiva pois sou extremamente comunicativa. Não costumo ter tabus, e nunca perdi o norte em uma palestra. A experiência do teatro ajuda muito no branco (é, ele acontece sim), improviso com base no que sei. Mas sem preparação, acredite: dá muito branco e você fica sem ter a mínima idéia de como improvisar.

Hoje presenciei uma cena cômica: Uma defesa de tese em que o cara ficou lá , gaguejando, mudo, no branco… Era um tal de ééééééé huummmm errrrrrr Beemmmmm…

Veneno a parte, isso me lembrou de deixar umas dicas pro momento palestrar que todos vivemos uma vez na vida.

  1. Prepare-se. Sério. Estude o assunto, leia bastante.
  2. Prepare um roteiro da palestra. Mas nada de texto, quem está falando não tem tempo de ler. Escreva títulos. Por exemplo: 1- O que é o amor? 2- Diferença entre AMOR e PAIXÃO.
  3. Se for usar apresentações use o mínimo de palavras (é melhor evitar usar frases) e a regra “O menos é mais” é de ouro.
  4. Treine, ensaie. Seja para o cachorro, periquito, espelho, peixinho, irmão, tio, amigo ou platéia imaginária. Ensaie. Ajuda a superar o nervosismo. E cogite perguntas.
  5. E chegue ao local com antecedência. Assim você se habitua ao ambiente.

Esse é o roteiro básico de qualquer apreentação. O resto é confeti. E muito pessoal. Cada palestrante tem seu jeito, seu estilo.

2 comentários sobre “Palestrar

  1. Ótimas dicas. No final, a experiência FAZ O PALESTRANTE. Ele JÁ ESTÁ preparado para possíveis questionamentos e SABE como deve conduzir uma PALESTRA.Na minha graduação foi fácil apresentar o trabalho, pois escolhi algo que TINHA DOMÍNIO para falar – E isso DEVE ser o grande TRUNFO do palestrante…Beijo,Zin

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s