[Livro] Preconceito Linguístico – Marcos Bagno

[Diz-se que o “brasileiro não sabe Português” e que “Português é muito difícil”. Estes são alguns dos mitos que compõem um preconceito muito presente na cultura brasileira: o lingüístico. Tudo por causa da confusão que se faz entre língua e gramática normativa (que não é a língua, mas só uma descrição parcial dela). Separe uma coisa da outra com este livro, que é um achado.]
Revista Nova Escola, maio de 1999.

Preconceito Lingüístico

o que é, como se faz

Autor:Marcos Bagno


O livro é sobre o preconceito lingüístico na sociedade brasileira. Ele denuncia vários mitos infundados que auxiliam na formação desse preconceito, a influência da mídia e da multimídia para fortalecer esse preconceito. O autor trabalha cada um desses temas, de maneira científica, expondo o preconceito e lutando pelo fim deste da melhor maneira, com o esclarecimento.

O mais interessante é a reflexão proporcionada por esse livro… Nós usamos a língua mas raramente refletimos sobre ela, sua formação, sua influência em nossas vidas. Esse livro nos chama a atenção para a força e influência que a língua tem sobre nossas vidas, pois ela influencia, diretamente, a idéia que temos de nós mesmos, nossa auto-imagem. E saber é poder. Então esse livro age de maneira libertadora sobre o leitor.

E, pessoalmente, recomendo para todo brasileiro. Nós, brasileiros, somos criados sob o peso de diversos estigmas negativos: como não sermos uma cultura de educação, não sermos grandes leitores, não sabermos falar nossa língua. Mas tudo isso é uma grande mentira! O Brasil é um país gigantesco, com uma democracia que é um bebê, e ainda assim ela já efetuou transformações fantasticas. Tem muito a ser feito, mas já estamos muito à frente de muito país dito de primeiro mundo e que tem o tamamnho de um ovo, e que tem problemas muitos piores que os nossos! Brasileiro quando anda com livro na mão é porque tá lendo, temos um mercado editorial proporcional maior que o da Itália, dita pais da leitura. E nenhum estrangeiro jamais conhecerá a língua portuguesa falada no Brasil em todas suas nuances como um brasileiro, mesmo que ele seja analfabeto.

Esse livro resgata a auto-estima do brasileiro, portanto resgata a auto-estima de todos nós.

Anúncios

2 pensamentos sobre “[Livro] Preconceito Linguístico – Marcos Bagno

  1. nossa….ENTREI aqui e me veio logo as recordações da facul de letras que eu larguei…Quantas discussões Marcos Bagno não rendeu no primeiro ano……..rsE olha que eu li boa parte do livro comendo chocolate…rsbjoAtrê

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s